WhatsApp Image 2020-10-06 at 20.36.36.png

 

* GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS

ONDAS DE AMOR *

E FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU.

 

 

HISTÓRICO DO GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS ONDAS DE AMOR

 

 

 

O grupo, inicialmente, foi constituído de seis integrantes, colaboradores e ex-colaboradores do trabalho de Educação Espírita do Centro Espírita Irmão Itajubá, V. Romana, S. Paulo, SP. Dando sequência a uma ideia iniciada com os jovens daquele Centro, esses membros se uniram com o propósito de providenciar um lanche para moradores em situação de rua da região da Lapa. A primeira ação foi realizada num sábado à tarde de setembro de 2019, beneficiando poucas pessoas.

 

De lá para cá, o grupo e o trabalho cresceram e hoje incluem kits (alimentação-café da manhã / higiene /eventuais roupas) que são levados quinzenalmente a mais de 100 irmãos em situação de rua. 

             

AÇÕES SOCIAIS

 

A partir da segunda ação, no mês seguinte, o trabalho convergiu para providenciar um kit de café da manhã (café e chocolate, banana, sanduíche, doce, água) para os moradores em situação de rua, num domingo de manhã. Para isso, o grupo arrecadava/comprava gêneros na semana anterior. Esta ação já abrangeu 30 pessoas beneficiadas. Outros colaboradores se juntaram ao grupo inicial, aumentando para onze o número de participantes. O grupo se reunia no domingo cedo na residência de Marildes e Ricardo, e confeccionava os kits que seriam distribuídos; depois todos se dirigiam em alguns carros aos locais de distribuição.

 

Na 3ª. ação, em novembro, além do café da manhã, por pedido de alguns moradores em situação de rua, o grupo arrecadou também roupas, que foram distribuídas a quem quisesse. No kit doado, foram também incluídas escova e pasta de dente, absorventes e preservativos. O número de beneficiados cresceu. O número de doadores de recursos (dinheiro e gêneros) também cresceu.

 

As ações continuaram e, em março de 2020, com o início do isolamento social, devido à pandemia de COVID-19, o grupo decidiu que as ações continuariam, mas com cuidados adicionais. Dessa forma, os kits (alimento, higiene, roupas...) passaram a incluir máscaras e caixas de achocolatados (ao invés do café/chocolate quente) e começaram ser elaborados separadamente em diferentes casas, por membros do grupo, para evitar aglomerações. No domingo, os diversos sub-grupos se reuniam na rua, juntavam e organizavam os kits (alimentação/higiene/eventuais roupas) e partiam para a distribuição, todos devidamente protegidos (máscaras, luvas...); com isso, o tempo de contato com os moradores de rua para a distribuição diminuiu, mas o carinho não.

 

A partir de maio de 2020, as ações do grupo passaram a ocorrer duas vezes por mês. Mais pessoas foram incorporadas ao grupo, totalizando 13 membros. O número de beneficiados cresceu também, chegando a 70 no dia 07.06.2020. O maior grupo alvo tem sido aquele que se reúne na praça do Terminal Lapa, na Rua Guaicurus, S. Paulo. Mas outros moradores em situação de rua da redondeza também são beneficiados, na medida do possível. Houve a preocupação de incluir itens que ajudassem os irmãos da rua a enfrentar o frio e, nas ações de maio e junho, além dos kits de alimento e higiene, incluiu-se alternadamente meias, cachecóis e pescoceiras de tricô (produzidos pelo grupo), cobertores ou moletons (comprados em fábricas), adquiridos graças aos recursos financeiros de vários doadores individuais.

 

Em agosto, foram confeccionados 100 kits de alimentação + higiene, que foram distribuídos, além do Terminal Lapa, na praça Jácomo Zanella (Lapa), próximo ao West Plaza (Água Branca), e em alguns quarteirões embaixo do conhecido Minhocão (Santa Cecília).

 

 

AÇÕES DE ESTUDO DO ESPIRITISMO

 

A partir do dia 04.06.2020, o grupo decidiu denominar-se Grupo de Estudos Espíritas Ondas do Amor (GEEOA), e, além da ação social descrita, começou a realizar uma reunião semanal on-line de estudo do Espiritismo.

 

As reuniões têm sido feitas às 5as. feiras, das 20:00 h às 21:30 h., utilizando o aplicativo Zoom Meetings (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html ). Foram convidadas outras pessoas para participarem dos estudos, tendo sido criado um grupo de WhatsApp para comunicações a respeito dele e para disponibilização de links para acesso às reuniões. As reuniões são dirigidas, alternadamente, por um ou dois membros do Grupo inicial, que expõe o tema da noite, abrindo a oportunidade de participação e questões dos demais participantes. Até o momento, os temas desenvolvidos foram:

 

  1. O que é o Espiritismo
  2. Reencarnação e educação
  3. Desencarne – Retorno ao mundo espiritual
  4. Retorno à vida corpórea I (+ Segismundo)
  5. Retorno à vida corpórea II (+ Charles S-G.)
  6. Progressão dos Espíritos – Diferentes Ordens de Espíritos
  7. Lei de justiça, amor e caridade + Jesus
  8. Intervenção dos Espíritos no mundo corpóreo
  9. Lei de igualdade
  10.  O Cristo consolador – As três revelações
  11.  Lei da liberdade: livre arbítrio, fatalidade, conhecimento do futuro
  12.  Lei do progresso
  13.  Deus – atributos
  14.  Mediunidade – o que é, tipos gerais, bom uso

 

 

 

AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

 

A partir do mês de agosto de 2020, o trabalho do grupo foi ampliado, criando-se também uma reunião para preces em favor dos necessitados, incluindo vibrações gerais (doentes, irmãos da rua, etc.) e específicas (listagem de nomes indicados pelos membros do grupo e frequentadores das reuniões de estudo).

 

As reuniões passaram a ocorrer aos domingos, às 10:00h: presencialmente, logo após a ação com os moradores em situação de rua; e através da plataforma Zoom, on-line, nos outros domingos. É feita a leitura de uma mensagem ou um trecho de um livro de Kardec, seguida das preces e vibrações, em grupo, e, uma prece final.

 

04/09/2020

 

 

 

 

 

WhatsApp Image 2020-10-06 at 20.36.36.jpeg
Diretoria