HISTÓRICO DO GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS ONDAS DE AMOR (GEEOA)
O grupo, inicialmente, foi constituído de seis integrantes, colaboradores e egressos do trabalho de Educação Espírita de um centro espírita situado no bairro de Vila Romana, São Paulo, SP. Dando sequência a uma ideia proposta pelos jovens daquele Centro – cujo objetivo era a aproximação, sensibilização e maior visibilidade para os mais vulneráveis de nossa sociedade – esse grupo amigo se reuniu com o propósito de providenciar um lanche singelo e possível diálogo para pessoas em situação de rua da região da Lapa. Assim, a primeira ação social amorosa foi realizada num sábado de setembro de 2019.
AÇÕES SOCIAIS
A partir da segunda ação social, o grupo passou a arrecadar e comprar itens para oferecer café da manhã aos domingos (café e chocolate quentes, frutas, sanduíches, copinhos de água) para pessoas em situação de rua. Outros colaboradores se juntaram ao grupo inicial, fortalecendo o trabalho e possibilitando ampliar o número de pessoas atendidas. O grupo se reunia no domingo cedinho, na residência de um dos membros, para confeccionar os lanches que seriam distribuídos nas regiões mais próximas do bairro.
Nas ações sociais seguintes, foram incluídas, no kit de café da manhã, escova e pasta para higiene dental, absorventes higiênicos, pentes, aparelhos descartáveis de barba e preservativos masculinos. O número de beneficiados cresceu. O número de doadores de recursos (dinheiro e gêneros) também cresceu. Em algumas oportunidades, o grupo arrecadou doações de roupas e calçados e também distribuiu peças íntimas novas e agasalhos.
Em março de 2020, houve o início do isolamento social devido à pandemia de COVID-19. Considerando o fechamento de espaços coletivos e paralisação geral de ações caritativas, o grupo decidiu que a ação social deveria continuar, mas com a devida atenção aos cuidados sanitários. Para evitar maior exposição interpessoal, as bebidas quentes, antes servidas em copos, foram substituídas por caixinhas individuais de achocolatados e os kits passaram a incluir máscaras descartáveis, papel higiênico e sabonetes. Os membros do grupo passaram a preparar separadamente os kits em suas residências. Para evitar qualquer conflito com as normas de distanciamento social nas ruas, o grupo adotou camisetas personalizadas para identificar o trabalho social. Nos domingos, máscaras e luvas descartáveis, álcool gel 70%, máscaras faciais de acetato transparente diminuíam os riscos de contato, mas o carinho não. Nos saquinhos dos kits foram inseridas as frases: “Você é muito importante para nós. Cuide de sua saúde” – GEEOA.
A partir de maio de 2020, as ações sociais do grupo passaram a ser quinzenais. O número de beneficiados cresceu; em junho de 2020 eram 70 kits; em 2024, esse número cresceu para 170 kits. O maior grupo alvo tem sido aquele que se reúne nas proximidades do Terminal da Lapa, que fica na Rua Guaicurus, S. Paulo. Grupos em situação de rua em outros locais foram beneficiados na distribuição, como na Praça Jácomo Zanella (Lapa), nas proximidades do Shopping West Plaza (Água Branca) e em alguns quarteirões embaixo do Elevado Presidente João Goulart (o conhecido Minhocão, Santa Cecília). Desde 2022, as ações sociais do GEEOA têm focado principalmente nos irmãos nas proximidades do Terminal Lapa e naqueles que dormem em quarteirões embaixo do Elevado Presidente João Goulart.
Em razão das baixas temperaturas e da necessidade de maior auxílio à população em situação de rua, além dos kits de alimentos e higiene, incluiu-se alternadamente meias, cachecóis, protetores de pescoço e gorros confeccionados em tricô (produzidos por amigos e voluntários). Também foram distribuídos moletons e roupas íntimas adquiridos graças aos recursos financeiros de vários doadores individuais de boa vontade. O grupo também recebeu cobertores de doadores individuais e empresas sensibilizadas, que foram ofertados nas proximidades do Minhocão, em noites mais geladas, juntamente com chocolate e chá quentinhos.
AÇÕES DE ESTUDO DO ESPIRITISMO
Em 04 de junho de 2020, o grupo passou a denominar-se Grupo de Estudos Espíritas Ondas do Amor (GEEOA), e, além da ação social descrita, começou a realizar reuniões semanais on-line de estudo do Espiritismo.
Inicialmente, as reuniões eram feitas apenas às 5as. feiras, das 20:00 h às 21:30 h., utilizando o aplicativo Zoom Meetings (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html ). Foram convidadas outras pessoas para participarem dos estudos, tendo sido criado um grupo de WhatsApp para comunicações a respeito dele e para disponibilização de links para acesso às reuniões. As reuniões eram dirigidas, alternadamente, por um ou dois membros do Grupo inicial, que expunham o tema da noite, abrindo a oportunidade de participação e questões dos demais participantes. Naquele o momento, foram desenvolvidos temas espíritas, como:
A partir de 2023, novo grupo de estudos foi iniciado, às 2as. Feiras, no mesmo horário, e a dinâmica dos estudos mudou, passando a ser mais participativa. Veja mais detalhes na Aba Estudo do Espiritismo do site do GEEOA.
Em alguns momentos do ano, e particularmente nas datas comemorativas de aniversário do GEEOA, no mês de setembro, acontecem algumas palestras apresentadas por integrantes do grupo ou convidados que trazem temas de relevante interesse. As gravações das palestras podem ser acessadas no canal do YouTube do GEEOA (@grupoespiritaondasdeamor6418). Alguns dos temas já abordados:
AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL
Em agosto de 2020, o trabalho do grupo foi ampliado, criando-se também uma reunião para preces à distância em favor dos necessitados, para grupos gerais (doentes, irmãos em situação de rua etc.) e específicos (nomes postados no site do GEEOA, indicados pelos membros do grupo, frequentadores das reuniões de estudo, ou por outras pessoas em geral).
As reuniões ocorrem aos domingos, às 10:00h: presencialmente, logo após a ação social com as pessoas em situação de rua; ou através da plataforma Zoom, on-line, nos outros domingos. É feita a leitura inicial de uma mensagem ou um trecho de um livro de Kardec, seguida das preces gerais e específicas, em grupo, e uma prece final. Veja mais detalhes na Aba Assistência Espiritual do site do GEEOA.
GEEOA - 27.01.2026